quinta-feira, julho 14, 2005
Voz da Mata
Vanessa da MataCantora e compositora de Mato Grosso é nova promessa da MPB
por Mauro Ferreira
Vanessa da Mata é uma cantora e compositora de Mato Grosso, revelada em escala nacional em 1999, quando Maria Bethânia gravou “A Força Que Nunca Seca” e batizou o disco com o nome desta parceria de Vanessa com Chico César. Obra-prima de sotaque interiorano, a música é um dos destaques do primeiro CD da cantora, cujo timbre lembra Marisa Monte. Mas Vanessa impõe sua personalidade no disco pelo repertório autoral. Ela assina dez das onze faixas do CD. “Onde Ir” játoca há meses na trilha da novela Esperança.
Muito do acerto do disco deve ser creditado à produção comunitária de Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Liminha, Dadi e Kassin. Essa turma criou sonoridades delicadas que valorizam as músicas de Vanessa. Como compositora, ela acerta especialmente no samba-rock “Não me Deixe Só”, no samba “Viagem” e na valsa “Case-se Comigo”, de sotaque blues.
Vanessa da Mata está sendo vendida pela gravadora Sony Music como a grande revelação da MPB. Não é isso tudo, mas promete. Sua contagiante regravação de “Alegria”, samba de Assis Valente lançado por Orlando Silva em 1937, traduz o contentamento exposto já no título do samba e anuncia uma cantora capacitada a construir carreira sólida, como fizeram Adriana Calcanhotto e a própria Marisa Monte, evocada pelo canto de Vanessa.
(Em 25/11/2002)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário