quinta-feira, julho 14, 2005
Vanessa da MAta lança seu 2° Cd: "essa boneca tem manual:
Por Leonardo Melo (10/2004)
Muitos a comparam com cantoras como: Gal Costa, Maria Bethânia, Baby do Brasil, Nara Leão e Marisa Monte. Eu prefiro pensar em Vanessa da Mata como Vanessa da Mata: esta mato-grossense talentosa, que quebra o estigma do segundo cd e lança um trabalho realmente maravilhoso, com o dedo pop de Liminha. Desde o encarte, aos arranjos o trabalho foi realmente sensacional. Curiosamente, a única faixa de que não gostei muito foi a faixa-título. As restantes de um modo geral me agradaram bastante.
A doce voz de Vanessa massageia os ouvidos especialmente em faixas indefectíveis como: "Ainda Bem", "História de Uma Gata", "Eu Sou Neguinha?" e "Joãozinho". "Não Chore Homem" e "Eu Quero Enfeitar Você" também agradam. No presente no cd, o produtor assina algumas faixas em parceria com Vanessa que assina outras sozinha e utiliza-se ainda de duas regravações.
A primeira faixa do disco é realmente uma daquelas canções que ficam na cabeça: os "na-na-na´s" de "Ainda Bem" já podem ser ouvidos em várias rádios de todo o Brasil. "Eu Sou Neguinha", de Caetano Veloso ganha uma inusitada interpretação com destaque para as guitarras de Fernando Caneca. A clássica versão de Chico Buarque para a canção de Bacalov e Bardoti ganhou uma versão bastante divertida, reforçada por Leo Gandelman e pelo Coral de Música da Rocinha. "História de Uma Gata" para Vanessa representa o gosto pela liberdade. Já a não menos divertida "Joãozinho" fala sobre o jeito de prender cabelo usado por muitas meninas e mulheres. Esta canção traz um certo "sabor de roça" no arranjo que a torna irresistível. "Não Chore Homem" e "Eu Quero Enfeitar Você" também agradam bastante pelo arranjo muito bem trabalhado.
Enfim: temos um belo cd de uma talentosa cantora. Indispensável para os fãs da nova MPB. É bom saber que existem cantoras como Vanessa da Mata. A única coisa que lamento é que ainda não tive a oportunidade de acompanhar um show dela. Mas ainda hei de assisti-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário