quinta-feira, setembro 15, 2005
Entrevista Vanessa da Mata
Uma das cantoras de maior destaque no cenário atual da música popular brasileira, com dois discos gravados e mais de 250 composições registradas, a mato-grossense Vanessa da Mata foi uma das atrações do 7º Festival de Inverno de Lençóis, que movimentou a Chapada Diamantina de 8 a 11 de setembro. A cantora, que lançou recentemente seu segundo CD 'Essa boneca tem manual', conversou com a equipe do iBahia.
por Silvia Resende - silvia@portalibahia.com.br
iBahia - Primeira vez no Festival de Inverno. Como foi para você tocar numa cidade histórica como Lençóis?
Vanessa da Mata - A expectativa era enorme, pela riqueza natural do lugar, sua história, as pedras preciosas. Eu sempre ouço mais falar da atualidade, do que restou de natural e bonito, do que da história e da extração de pedras preciosas. Quem bom que restaram coisas boas. Eu espero que as pessoas tenham gostado do show.
iBahia - O repertório para esse show foi especial?
VM - Eu tenho um carinho muito grande pela Bahia. Minha avó é baiana. Toda vez um canto uma coisa especial na Bahia.
iBahia - Você fez uma trilha hoje pelo Serrano. Como foi a experiência? Você é esportista?
VM - Eu já fui muito esportista, já joguei basquete profissional, mas foi muito passageiro, eu era muito grande e preguiçosa, só queria fazer cestas de três pontos... (risos) Mas eu adoro trilha e natureza.
iBahia - Você conhecia a região?
VM - Não conhecia a Chapada, tinha pouquíssimo tempo para ficar aqui hoje, mas deu tempo. Fui, tomei um banho rápido de cachoeira e me benzi. Foi ótimo.
iBahia - E gente tava observando o seu look trilha (vestido, sapatilha e um laço no pescoço)...
VM - (Risos) Foi um vestido básico de malha!
iBahia - Se seu passeio pelo Serrano, hoje, virasse um clip, qual seria a trilha musical?
VM - Meu Deus...! Acho que o Ryuichi Sakamoto, em uma trilha que ele fez para o filme 'O Último Imperador', uma coisa bem calma. Poderia ser também o Tom Jobim.
iBahia - Alguns críticos já consideram você a nova Marisa Monte, como você recebe esse tipo de comparação?
VM - Eu acho ótimo, já que ela é uma artista grandiosa e um exemplo que deu certo, mas acho que ela é ela, e eu tenho um trabalho a seguir, que demorou muito para chegar até aqui, com estudo, esforço e dedicação. É lógico que eu acho ótimo ser comparada com ela, que é um exemplo de esforço também, que tem uma música que não é passageira, que tem uma qualidade, cuidado com os arranjos. Acho que todo mundo é comparado, ela foi muito comparada a Gal Costa e eu também sou comparada a Gal. Isso é natural.
iBahia - Quais são seus ídolos na música?
VM - Luiz Gonzaga, Djavan, Caetano, Chico Buarque, lógico, ele é um Deus. Também a Gal Costa, Carmem Miranda, Tom Jobim, Gonzaguinha, Maria Bethânia...
quarta-feira, setembro 14, 2005
O look fashion de Vanessa da Mata
Vanessa pode até ser da mata, mas foi surpreendida ao saber das belas trilhas que poderia fazer em Lençóis. Em vez de descansar (ou dar entrevistas) aproveitou o final da manhã para conhecer o Serrano, trilha que fica próxima ao hotel onde a cantora estava hospedada. O look escolhido para a caminhada foi um show à parte. Vestido longo de malha, sapatilha, chapéu, óculos escuros e uma flor amarrada no pescoço. A gente não resistiu e fotografou, claro.“Adoro trilha, adoro natureza. Não conhecia a Chapada, tinha pouquíssimo tempo para ficar aqui hoje, mas deu tempo. Fui, tomei um banho de cachoeira e me benzi. Foi ótimo.”, declarou após o passeio. (13/09/2005)
Assinar:
Postagens (Atom)